Comunidade Mazziana no Brasil

Missao MazzianaA missão da Pia Sociedade em solo brasileiro teve início em setembro de 1978, quando a comunidade italiana enviou dois de seus irmãos à João Pessoa-PB, com o intuito de retomar a proposta de missão começada pelo fundador na África central.

Com o tempo, a ela se agregaram membros do Brasil e outros irmãos italianos. Inicialmente, a partir de 22 de abril de 1979, a comunidade serviu à arquidiocese da Paraíba na administração da paróquia de Nossa Sra. da Conceição, no bairro do Varadouro, centro de João Pessoa. Nove anos depois, tendo recebido parecer favorável do Arcebispo da Paraíba a comunidade brasileira foi estabelecida canonicamente com decreto do Superior Geral da Pia Sociedade de Pe. Mazza aos 27 de dezembro de 1987.

No ano seguinte, foram encaminhados dois Projetos Sociais inspirados no carisma do fundador: Projeto Beira da Linha, no Alto do Mateus em João Pessoa-PB e o Projeto Casa Pe. Melotto, no bairro de Brasília Teimosa em Recife-PE.

No ano de 1996 a comunidade brasileira assumiu a paróquia do Imaculado Coração de Maria, também no bairro de Brasília Teimosa em Recife, e, em seguida a Paróquia Nossa Sra. do Ó, em Pau Amarelo, na cidade de Paulista-PE. Durante esse período, a comunidade Mazziana preparava uma nova etapa para os trabalhos no Projeto Casa Melotto.

A partir dos trabalhos dos membros mazzianos, outras pessoas se uniram à missão da congregação no Brasil. Alunos e ex-alunos, amigos, paroquianos, vocacionados e novos religiosos deram mãos ao trabalho iniciado em solo brasileiro. Para um melhor acompanhamento de suas atividades pastorais e exercício do carisma, a Pia Sociedade construiu uma nova casa de formação no bairro de Conceição, em Paulista-PE. Em seguida, no ano de 2004, a Comunidade Mazziana entregou os trabalhos da paróquia Nossa Sra. da Conceição em João Pessoa.

Vinte e sete anos após sua chegada ao Brasil, em fevereiro de 2005, o Conselho Geral da Pia Sociedade constituiu, com a aprovação do Arcebispo de Olinda e Recife, a Comunidade Mazziana de Olinda-PE com residência no bairro do Bonsucesso. Hoje, porém, a Pia Sociedade de Pe. Mazza no Brasil é composta de duas comunidades canonicamente estabelecidas com aprovação do Conselho Geral: a comunidade de Olinda – Casa Pe. Melotto – e a comunidade de Pau Amarelo – Casa Pe. Mazza – em Paulista-PE.