Dia de Oração pela Pátria

O dia 07 de setembro foi marcado por celebrações e orações pela pátria na paróquia N. Sra. do Ó em Pau Amarelo. A celebração eucarística, presidida por Pe. Sandro Corazza, marcou o início das orações que se estenderam até o fim do dia. Atendendo ao apelo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –, em torno da Palavra e da Eucaristia, os fiéis se reuniram às 6h da manhã na Igreja matriz para rezar e pedir à Deus pelo Brasil.

 

Durante a homilia, Pe. Sandro recordou que os tesouros encontrados em solo brasileiro são dom de Deus e precisam ser defendidos e cuidados, bem como advertiu os fiéis reunidos a cuidarem deste grande “jardim” fruto da criação, que sofre em virtude da exploração egoísta e ambiciosa dos “poderosos”. O mesmo também convidou os fiéis reunidos a testemunharem com a vida que o poder pertence a Deus.

 

plantação de pau brasil

Ao término da celebração a comunidade realizou dois gestos, proféticos e simbólicos, para marcar o momento: a plantação de uma muda de Pau-Brasil, recordando a árvore que dera nome à nossa pátria e a exploração gananciosa das riquezas do país; e um café partilhado, recordando que a verdadeira festa acontece na partilha e solidariedade.

 

As celebrações continuaram ao longo de todo o dia na Igreja matriz com adoração ao Ssmo. Sacramento, Confissões, Ofício Divino das Comunidades e oração do Santo Terço encerrando as atividades por volta das 21h.